quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tecnologia pessoal Adobe abandona Flash em dispositivos móveis


A Adobe sinalizou que pretende encerrar seu suporte e desenvolvimento ao Flash Player para dispositivos móveis.
Segundo o site ZDnet, a empresa estaria contatando desenvolvedores para solicitar que foquem apenas na criação de aplicativos com a linguagem HTML5.
“Nosso trabalho futuro com o Flash em dispositivos móveis será focado em disponibilizar aos desenvolvedores a empacotar os aplicativos nativos com o Adobe AIR para todas as lojas de aplicativos. Nós não iremos mais adaptar o Flash Player para dispositivos móveis em novos browsers, novas versões de sistemas operacionais ou nas configurações dos aparelhos”, afirmou uma fonte ao site.
Desta forma, os plugins atuais para Android e BlackBerry serão apenas atualizados para corrigir falhas de segurança, mas não receberão mais novos recursos.
A linguagem Flash sempre foi alvo de críticas, especialmente por ser considerada insegura. A Apple foi a principal “rival” da Adobe nesse sentido, por não aceitar o uso do plugin em seus dispositivos, alegando vulnerabilidades e alto consumo de bateria dos aparelhos.
Além disso, a Adobe também enfrenta uma séria crise, já tendo admitido que irá demitir cerca de 750 funcionários. E com esta decisão de encerrar o suporte a dispositivos móveis, há chances também de a empresa ampliar este cancelamento para computadores pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário