quarta-feira, 16 de novembro de 2011

T24A550 mistura TV e monitor Híbrido da Samsung tem boa imagem e som acima da média

O T24A550 é boa opção para quem precisa de monitor que faça bom trabalho também como TV. Com caixas de som de 10 watts, esse LCD com LED de 24" tem qualidade de áudio acima da média, embora com leve distorção no volume alto. Reproduziu vídeo nos formatos DivX, MKV, MP1, MP2, MP4, RMVB, VOB, WMV, XviD e FLV. Em áudio, só o MP3. Tem ótima definição de cores. A imagem do PC conectado via HDMI, apresentou leve serrilhado e saturação das cores.
Ligamos o T24A550 a uma placa de vídeo AMD Radeon HD 6970 para fazer os testes com o PC. Onde as duas entradas HDMI falharam, a conexão VGA foi bem sucedida. A qualidade de imagem não é excepcional nesse caso, mas está dentro do esperado. O problema da HDMI se restringe ao PC mesmo: obtivemos bons gráficos quando o monitor era plugado a um Blu-ray player com essa conexão assim como com a VGA. Ainda assim, vale a ressalva de que a qualidade de imagem na configuração padrão não é das melhores. Quem deseja aproveitar todo o potencial desse monitor tem que se embrenhar nos ajustes de imagem.
De resto, o T24A550 fica na média no que diz respeito às outras especificações, contando com um tempo de resposta de 5 ms e uma taxa de contraste dinâmico de 5.000.000:1. A retroiluminação de LED também garante um nível de brilho de 250 nits a esse monitor. Esse não é o painel de LCD mais luminoso que já passou por aqui, mas também não deixou a desejar nesse quesito. A austeridade do brilho das lâmpadas LED também levou a um consumo de energia abaixo do esperado: medimos um máximo de 32 watts, contra os 55 watts informados pelo fabricante.
Além das conexões já citadas, o T24A550 exporta sinal de áudio para aparelhos periféricos por uma P2 e por uma saída de áudio óptica. Coma ajuda de um adaptador, também é utilizar uma entrada de vídeo componente. Como se trata de um híbrido entre monitor e TV, não poderiam faltar entradas coaxiais para sinal do cabo e da antena de TV. Só faltou mesmo uma entrada DVI, conexão importante para um monitor.
Uma porta USB permite que você reproduza vídeos, fotos e músicas do seu drive externo. Através dela conseguimos reproduzir a venerável fila de siglas de formatos de vídeo citado no início. Áudio e imagem foram mais decepcionantes: esse monitor lê MP3, JPG e nada mais.
Apesar da potência aparentemente baixa das suas duas caixas de som (5 watts cada), o áudio do T24A550 é relativamente forte. Ele também se esmera na qualidade, contando com a presença equilibrada de todos os tons do agudo ao grave. Há um pouco de distorção no volume máximo, mas nada exagerado.
A interface desse monitor não é das mais amigáveis. Os sete botões sensíveis ao toque são identificados por símbolos pouco visíveis, o que força o usuário a caçar a opção desejada. Pelo menos há uma variedade interessante de ajustes, incluindo pre-sets de equalização para o som (“Música”, “Filme”, etc).
Outra função interessante é a Anynet+, que permite controlar vários aparelhos da Samsung com um único controle remoto. Também há a possibilidade de usar o PIP, recurso que abre uma janela com imagens da TV enquanto o aparelho é usado como monitor. No entanto, o som do PC se sobrepõe ao da TV nesse modo.
Seguindo a tendência sugerida por seus recursos, o visual desse monitor é simples, contando com poucos enfeites como a base transparente. Para um monitor de 24 polegadas, o T24A550 é relativamente compacto (58,2 x 44,8 x 22) e leve (5 kg).

Nenhum comentário:

Postar um comentário