sexta-feira, 25 de novembro de 2011

iPhone 4s

Para o iPhone 4S, a Apple decidiu manter o mesmo visual do iPhone 4. Mais precisamente, quase 100% do mesmo design do iPhone 4 em sua versão CDMA, lançada em fevereiro deste ano — inicialmente de forma exclusiva para a operadora Verizon Wireless, nos Estados Unidos.
iPhone 4S - MacMagazineiPhone 4S - MacMagazine

iPhone 4S - MacMagazineAo contrário do que ocorreu com o iPhone 4, o 4S chega desde o início com duas versões: uma branca e uma preta. A grande novidade, neste sentido, é um novo modelo de 64GB — que se junta aos já existentes de 16GB e 32GB.

A única forma de fato de se diferenciar um iPhone 4S de um 4, por fora, é analisando as “frestas de suas antenas”: agora são quatro, nas laterais (duas em cima, duas embaixo). A que havia em cima, logo ao lado do microfone de redução de ruídos, sumiu.

As dimensões do aparelho permanecem as mesmas, tanto quanto o seu peso. Ok, minto: ele ganhou 3 gramas, agora com 140.

Unboxing do iPhone 4SUnboxing do iPhone 4SUnboxing do iPhone 4S

Unboxing do iPhone 4SUnboxing do iPhone 4SUnboxing do iPhone 4S

Performance

A cada nova geração do iPhone, a Apple costuma dar bons saltos em performance — alguns maiores, outros menores. É difícil dizer se o desta vez foi superior ou inferior ao do 3GS»4, mas não é pouco significativo.
Processador dual-core Apple A5O novo chip do iPhone 4S é o Apple A5, o primeiro dual-core a chegar a um iPhone. Com ele a Apple promete “o dobro de poder e gráficos até sete vezes mais rápidos”, mas falar sobre isso numericamente é muito relativo. O fato é: usar o aparelho *está* mais agradável. Acho que o melhor teste que alguém pode fazer para comprovar esse avanço, no iPhone 4S, é pegar um iPhone 4 depois de algum tempo usando o modelo novo. Aí sim, você percebe o quanto a coisa evoluiu.
O ponto negativo, aqui, é que a Apple manteve os mesmos 512MB de RAM do iPhone 4. Alguns explicam que isso pode ter a ver com consumo de bateria — e eu até acredito, mas a questão é que todo o poder do A5 fica um pouco limitado quando só se pode rodar um número x de apps ao mesmo tempo, ou abrir poucas abas no Mobile Safari sem ter que vê-las atualizando ao alternar de uma pra outra.
Não se trata de algo absurdo (até porque o iPhone é feito para você se focar em uma coisa de cada vez, até por isso tudo roda em tela cheia), mas será muito bem-vindo quando o iPhone atingir o 1GB de RAM — e aí já ficaremos sonhando com o dia em que ele terá 2GB, e assim sucessivamente. É a vida, sempre queremos mais.

Antena

E já que estamos falando de performance e citamos também as frestas de antenas modificadas agora há pouco, vale lembrar que o iPhone 4S aterrisou com um sistema de antenas completamente refeito pela Apple. Para usuários em geral, a grande novidade é que o Death Grip® é passado: não importa como você segure o aparelho, o sinal não será afetado.
A Apple conseguiu essa proeza através de redundância: o iPhone 4S conta com duas antenas internas, e eu não estou falando do fato de ele agora ser híbrido GSM/CDMA. A questão é que, mesmo se você cobrir com as mãos uma área de uma antena, o aparelho automaticamente passa a usar a outra — e isso sem você perceber, mesmo no meio de uma ligação. É fantástico.
iPhone 4S com sinal 3G+
No iPhone 4, a tecnologia HSDPA tinha uma velocidade teórica máxima para downloads de 7,2Mbps. No 4S, a Apple dobrou isso para 14,4Mbps. Todavia, só sentirão esse ganho usuários de locais que já disponham de redes do tipo “3G+”, capazes de atingir esses níveis de performance. Aqui no Brasil, podem tirar o cavalinho da chuva por enquanto.

Bateria

Ao contrário de muitos usuários, não tive absolutamente problema nenhum com a bateria do iPhone 4S. De uma maneira geral, o que posso dizer é que ela dura mais ou menos a mesma coisa que a do iPhone 4 — considerando o meu uso e as minhas preferências.
Bateria cheia (verde) no iOS
Esse deve ter sido um grande dilema para os engenheiros de Cupertino, afinal, a bateria melhor foi um dos aspectos principais promovidos na transição 3GS»4. No caso do 4S, tudo o que a Apple promete é 1h a mais de conversação via 3G, mas isso é algo absurdamente relativo. Como o aparelho ganhou uma série de outras coisas, a evolução do software e da bateria não permitiram que a Apple atingisse uma autonomia realmente superior à de antes.
Ainda assim, eu já achava a autonomia da bateria do iPhone 4 bastante satisfatória. Continuo na mesma por aqui, portanto.

Câmera de 8 megapixels

Para quem gosta de tirar fotos com o iPhone, esta será certamente a principal novidade do 4S. Para quem não gosta, quem sabe agora seja a hora de mudar de ideia.
O novo iPhone tem um sensor CMOS de 8 megapixels — contra 5MP do anterior —, é verdade, mas isso pouco importa hoje em dia. O que mais importa é que a câmera do iPhone é agora fornecida pela Sony (tchau, OmniVision!) e traz uma lente extra para imagens mais nítidas, com cores mais precisas, melhor iluminação e bom equilíbrio de branco.
Atalho pra Câmera no iOS 5
Com o processador A5 e o sistema operacional iOS 5, a Apple também adicionou detecção automática de rostos e melhorou bastante a performance da câmera. Agora basta dar um duplo-clique no botão Home, quando o aparelho estiver bloqueado, tocar no ícone da câmera e mandar ver. Em poucos segundos, você já consegue capturar um momento inesquecível sem dores de cabeça. E, é claro, agora também é possível usar o botão de aumentar o volume para tirar fotos, como se fosse uma câmera convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário