segunda-feira, 30 de julho de 2012

Opera atinge 200 mi de usuários por mês em dispositivos móveis



A Opera Software divulgou que as versões de seu browser para dispositivos móveis chegaram à marca de 200 milhões de usuários por mês.
Em junho, foi registrado aumento de 47% no número de usuários do Opera em celulares e smartphones em relação ao ano passado – e o principal fator para isso, segundo a empresa norueguesa, foi a África.
A adesão do mercado africano às redes sociais, principalmente o Facebook, teve papel fundamental nos números. Argélia, Angola e Guiné estão entre os países que mais utilizaram a rede no período.
Versões do Opera - O Opera Mini é a escolha mais popular dos celulares, sendo o browser padrão de muitas produtoras do segmento. Ele é responsável por 92% do resultado (183 milhões de usuários)  que a Opera teve no levantamento. 115 bilhões de páginas foram acessadas em 2012 com o programa.
Há uma versão do browser somente para smartphones, o Opera Mobile, que também contou na lista, mas apenas com 8% do resultado geral (17 milhões de usuários).
Em março de 2012, o Opera representava 22% dos browsers em dispositivos móveis, sendo seguido de perto por dispositivos com Android e pelo iPhone, cada um com 21%. (Vale frisar que, caso os usuários de iPod Touch sejam levados em conta, o browser norueguês é superado por iOS, que fica com 24% dos usuários.)
Parte do sucesso na África se deve ao sistema de compressão de dados do Opera, que auxilia o acesso a páginas em conexões lentas.
“Para muitos (desses usuários), o browser é mais que uma ferramenta para navegar. Às vezes, é uma escola se você não pode pagar por uma, às vezes é o único canal para o mundo exterior, escondido por um regime opressivo”, disse o diretor executivo do Opera Lars Boilesen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário