O
Android 4.1 Jelly Bean traz um novo assistente de voz, mapas que podem
ser consultados sem acesso à internet e outras novidades
O Google liberou, nesta semana, o código do
Android 4.1 Jelly Bean. A nova versão do sistema operacional,
apresentada em junho durante o evento Google I/O, é parecida com o
Android 4.0 Ice Cream Sandwich. O Jelly Bean, porém, traz novidades
tanto na interação com o usuário como nas tecnologias que ficam ocultas
no sistema e tornam o uso do smartphone mais agradável.É
possível instalar a nova versão no smartphone Galaxy Nexus e no tablet
Nexus 7. O Google também promete liberar, em breve, arquivos de
instalação para o smartphone Nexus S e o tablet Motorola Zoom. Já a
chegada a outros dispositivos depende dos respectivos fabricantes.
Confira oito novidades do Jelly Bean.1 - Widgets espertos
Os widgets exibidos na tela inicial do Android ficaram mais espertos. Na edição Jelly Bean, quando um widget é colocado na tela, os outros se movem para liberar espaço, mais ou menos como acontece com os apps no iPhone. Se o widget for grande demais, ele será redimensionado para que caiba na tela do Android.
2 - Mapas offline
O Google Maps ganhou um modo offline. Ele permite baixar os mapas de uma determinada área e armazená-los no smartphone. Assim, é possível consultá-los mesmo que não haja acesso à internet. É um recurso muito bem vindo para quem viaja a outro país. Os mapas podem ser baixados em casa ou no hotel, via Wi-Fi, para ser usados depois, na rua. Assim, evita-se pagar as exorbitantes tarifas cobradas pelas operadoras pelo roaming de dados.
3 - Notificações que funcionam
O recurso de notificação do Android, que emite avisos ao usuário, ganhou um upgrade. Agora, é possível responder às notificações tocando nelas. Se houver um aviso de uma ligação telefônica perdida, por exemplo, basta tocar nele para ligar de volta.
4 - Animações mais naturais
O Google melhorou a exibição de gráficos animados no Android. Agora, virar páginas deslizando os dedos pela tela traz uma sensação mais natural, já que as animações ficaram mais fluidas. O Google usa dois termos curiosos para descrever esses melhoramentos: “buttery graphics” (gráficos amanteigados) e “silky transitions” (transições sedosas). O vídeo abaixo mostra os mesmos gráficos sendo exibidos no Android Ice Cream Sandwich e no Jelly Bean. Veja a diferença:
Nenhum comentário:
Postar um comentário