quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Xperia Mini Pro é compacto e ágil

Aparelho tem Android 2.3, ótimo teclado QWERTY e boa tela

 
Prós Teclado QWERTY com cedilha e confortável; bom desempenho para a categoria; sistema muito bem personalizado.
contras Grosso; tampa da USB difícil de abrir
conclusão Aparelho versátil e compacto
  • 3G
  • Android 2.3
  • Scorpion 1 GHz
  • 512 MB + 2 GB (microSD)
  • Tela de 3”
  • 5 MP
  • 136 g
  • 4h13min de bateria (voz)
Um aparelho pequeno, elegante e que não falha nas tarefas necessárias do dia a dia de um smartphone. Equipado com um teclado QWERTY físico com excelente layout, inclusive com a tecla cedilha, o compacto Mini Pro oferece uma experiência completa e bastante confortável. Mesmo sem dois núcleos, o processador Snapdragon de 1 GHz faz o Android 2.3 (Gingerbread) customizado rodar perfeitamente.

Construído completamente em plástico, o Xperia Mini Pro é um aparelho elegante, mesmo sendo “gordinho”. As medidas de 9,4 por 1,85 por 5,6 centímetros conferem uma boa pegada ao aparelho. Tanto na digitação do teclado físico com as duas mãos, como no uso na vertical, o aparelho é bem prático. Ao comparar os aparelhos da mesma linha, o Mini Pro não fica devendo em nada em relação ao Xperia Pro. Com quase o mesmo hardware, a Sony Ericsson merece aplausos pelo esforço de miniaturização.
Outro excelente trabalho fica por conta da união entre a tela de 3 polegadas com Bravia Engine e a interface Timescape para o Gingerbread. Mesmo pequena, a tela oferece 320 por 480 pixels de resolução, mas cores vivas e ótima resposta aos toques, mesmo nas extremidades. A Timescape é uma das interfaces mais modificadas para o Android que já passaram pelo INFOlab. Entretanto, as alterações são extremamente positivas. A principal diferença é a tela inicial limitada a poucos widgets ou atalhos por vez. Essa aparente limitação na verdade torna o aproveitamento da tela mais amplo e facilita o uso. Assim como nos outros modelos da linha, o movimento de pinça gera uma animação com todos os widgets e atalhos explodindo na tela. Nas extremidades há quatro atalhos fixos que podem ser alterados conforme a necessidade do usuário. A criação de pastas também é muito simples. Basta arrastar um aplicativo sobre o outro para gerar uma pasta automaticamente.
Para completar o visual elegante, o Xperia Mini Pro traz 15 papéis de parede estáticos e outro com animações. Assim como na versão anterior, o smartphone conta com temas simples, que na prática alteram somente as cores dos menus de sistema e o papel de parede.
Com 1.556 pontos no Quadrant, o Xperia Mini Pro supera inclusive o Play no processamento. No entanto, a percepção de velocidade é muito maior do que aparentam os números. Pelo fato de o Snapdragon MSM8255 de 1 GHz rodar uma interface super leve em uma resolução baixa, a agilidade do aparelho é grande. O único ponto negativo é a memória interna de 512 MB, pois há aplicativos que exigem uma instalação na memória interna do aparelho. Para acessar o cartão microSD de 2 GB que acompanha o produto é necessário remover a tampa traseira. Entretanto, não é necessário remover a bateria.
O aparelho traz alguns aplicativos interessantes pré-instalados, como o TrackID, para identificar uma música ambiente, Evernote para anotações, OfficeSuite (somente leitura) para arquivos do Microsoft Office, Whatsapp, app popular para envio de mensagens e antivírus McAfee. Para completar há uma versão melhorada do recurso que dá nome à interface, o Timescape. Ele é um agregador de redes sociais, SMS e E-mail. Todas as atualizações são concentradas em um layout deslizante vertical com miniaturas para cada mensagem. O player de música, compatível com os formatos WAV, MP3 e M4A tem um ótimo layout e integração com o Facebook para curtir faixas e álbuns. O player de vídeo é básico e perde pontos por rodar somente arquivos 3GP e MP4.
A câmera traseira de 5 megapixels com flash LED faz boas fotos. A filmagem em 720p a 30 quadros por segundo não impressionou, mas ficou na média para a categoria. Para não desapontar o aparelho traz recursos como autofoco, foco por toque, detecção de face, estabilização de imagem, foco automático múltiplo e detecção de sorrisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário